quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PRIMEIRO POST!Como ser Sargento!

Olá Piradas!Esses dias recebi um Email pedindo pra que eu falasse sobre a minha profissão,sobre como se entra,quais os tipos de provas e tal.Pra quem não sabe eu sou Sargento da Aeronáutica.Então pra ajudar as pessoas que queiram seguir a mesma carreira vou dar as dicas!


Primeiro se você quer ser sargento:


Se você quer ser sargento vai ter que passar pela Escola de Especialistas de Aeronáutica,mas conhecida como EEAR.A escola fica em Guaratinguetá - SP.O sistema da escola é o de internato onde se pode sair apenas nos finais de semana.Isso depois de passar pela quarentena que são 40 dias sem sair!Eu sei isso tudo assusta e você vai pensar essa vida não é pra mim!E eu respondo sim você tem que ter muita força de vontade,mas fiz muitas amizades lá,aprendi muita coisa lá,me diverti muito lá e digo com toda certeza que valeu a pena!

Em tão vamos mais ou menos as regras:

Na EEAR tem duas possibilidades,na verdade 3 de se entrar sendo civil (pessoa que não esta servindo a força no momento!) uma é pelo CFS (Curso de formação de Sargentos) que você fica na EEAR por 2 anos!(Ai você vai falar 2 anos voltando pra casa só aos fins de semana!!)E eu respondo isso mesmo!apenas com 1 mês de ferias durante cada ano!Essa é a prova pra quem não tem curso técnico nenhum,assim você chega lá sem nada e lá dentro escolhe um curso técnico e por isso fica 2 anos!

-A prova para o CFS cai todas matérias do ensino medio (port,mat, física, inglês) ops não tenho certeza se cai (qui e bio) acho que não!

Outra possibilidade que é a que eu fiz é o EAGS(Estagio de adaptação a graduação de sargento) esse curso dura 6 meses,funciona como se fosse um estagio mesmo afinal cada um entra com o curso técnico que tem e lá tem aulas sobre o mesmo e mais algumas aulas sobre militarismo!
No site tem as especialidades que estão disponíveis para fazer a prova.

-A prova desse sistema cai apenas português e especialidade(todas as mateiras do seu curso técnico).

Terceira e ultima possibilidade é o BCT-ME (básico de controlador de voo-modalidade especial),essa possibilidade é uma modalidade especial ou seja abre apenas quando tem poucos controladores de voo (Isso por que a especialidade de bct esta dentro do cfs).No BCT-ME você entra sem curso técnico passa 1 ano na escola e aprende a ser controlador lá na EEAR!

-A prova desse sistema é como a do cfs (port,mat,fis e ingles) sendo o inglês muito mais puxado pois os controladores usam muito.

Esse é o primeiro passo pra se tornar um sargento escolher em que modalidade você se encaixa,vale ressaltar que a prova de cfs e de bct-me é muito mais difícil!porem pelo tempo do Eags a concorrência esta ficando muito grande,mesmo ainda sendo a modalidade mais fácil e rápida!


Vamos aos cursinhos:

Não sei vocês mais não sou alto didata,preciso de um professor me explicando o que estudar!A prova do EAGS até quando eu fiz era muito ctrl+ c/ctrl+v ou seja você tinha que decorar toda a biografia dada pois se caísse alguma coisa na prova seria exatamente como tava no livro!E pra isso me serviu o cursinho pra direcionar os meus estudos!

No rio pra essa área existem cursinhos muito bons:

Educandus e Progresao: São dois cursos que podem te dar o diploma do curso técnico apenas por fazer o curso!(Não sei se isso é correto e deu um certo problema na hora de entrar no quartel na minha turma,mas vale maior pesquisa).Eu fiz o curso apenas para me orientar nos estudos pois fiz meu curso técnico de informatica no cefet/rj

Fora do rio você tem que procurar cursinhos preparados pra cada área ou seja se vai fazer eags nao adianta estudar pra cfs!afinal você não vai ter as matérias do curso técnico e vai perder tempo com mat,fis,ingles!!! e vice-versa!

Esse primeiro post erve só pra você escolher e orientar os seus estudos!Ou seja o primeiro passo é você pensar tenho tecnico?não tenho técnico?tenho ingles?E ai escolhe que prova vai fazer e se precisar parti pra um cursinho!

Lembrando que:(até quando eu fiz a prova-2008) as regras eram as seguintes
  • ter até 24 anos
  • não ter filhos
  • não ser casado
  • altura fem: 1.55 de altura homem:1.60 (se não me engano)
  • ser brasileiro


Essas são as regras que eu lembro tem muitas mais,mas pra isso leiam o edital por que nem essas eu sei se já mudaram.

Pra você que tem mais de 24 anos e já tem curso superior tem um concurso rolando o de oficial temporário a inscrição é até quinta então acessa aqui e corre concurso

-Lembrando essa é a primeira parte falando sobre as provas e curso!Vou fazer o próximo sobre as atividades na EEAR,TESTE FISICO,SALARIO e etc!dependendo do interesse de vocês então mandem perguntas

Sites que você deve dar uma olhada:
Site da eear: http://www.eear.aer.mil.br/ (Para ser sargento)
Site da Fab: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php (Para saber as outras possibilidades de concurso)
Site do Educandus:http://www.sistemaeducandus.com.br/ (Cursinho no rio)
Site do progressao: http://www.cursoprogressao.com.br/ (Curso que eu fiz no rio)

    Olha ai umas fotinhas de mim lá na eear!!!Saudadesss

Breve mais post!!!

11 comentários:

Kathya Stryzak disse...

Boa tarde!! ahhh que bom isso...
uma boa escolha de profissao
beijoss

http://modargenta.blogspot.com/

Tatiana de Melo. disse...

Oi..nossa que legal!!
Parabéns!!
é bom fazer aquilo que a gente gosta né..
bjss!1

Blog da Reh disse...

nossa, que xhique vc eéé
legal flor, super legal!!

Beeeijooos

http://re-becah.blogspot.com

Carol Andrade disse...

Eu nem sabia que você tinha essa profissão, muito legal!! Deve ser bem diferente. beeijos

http://avidadecarolina.blogspot.com

Raquel disse...

Que tudo vc falar da sua profissão!É bom para servir de inspiração para quem busca um emprego tão legal! E hoje em dia, trabalhar para o governo é a melhor coisa! Sou servidora federal de uma autarquia, e não troco isso por nadaaaa! ahuahahua!

beijão, Dani!

http://espelhodaraquel.blogspot.com

Bárbara Soares disse...

Menina que coisa bacana! Meus parabéns ;)

Profissão pra lá de interessante. Gosto muito.

Beijos,

Babi

www.cantinho-de-ser-feliz.blogspot.com

Anônimo disse...

oi meu nome é marry tenho 17 anos sou técnica em
informatica gostaria de saber se no eags na eear pede
essa area que sou especializada
ah gostei muito do seu blog me ajudou bastante

Tauanepaixao disse...

oi . gostaria q voce desse quais conteudo de portugues vc estudou para passar na prova de EAGS. eu nao tenhp condicoes de pagat cursinho. estou fazendo tecnico em eletrotecnica no senai. bjus adoreii seu bloog

THAIS disse...

Oi Danielle! Adorei sua postagem. Eu tenho uma dúvida em relação a EAGS. Estou terminando meu curso técnico em informática esse ano, por isso tenho um pouco de receio na PPE! Você poderia me contar o que não está escrito nos editais? Eu não sei qual foi sua especialidade, mas qualquer informação me ajudaria. Obrigada

Anônimo disse...

Olá! Obrigado pelo post me esclareceu bastante. No meu caso tenho 18 ans e estou fazendo tec.mecânica no SENAI Gostaria de saber se como tec.mecânica poderei fazer a prova da Eags?

Unknown disse...

Boa tarde! Amei o post. Queria muito entrar para a área militar, porém já sou casada. Alguns dizem que pode e outros não, e no edital isso não está explícito. Estou pesquisando e tentando informações! Parabéns...